Article
0 comment

Entrevista com Márcia Tiburi
Parte 1 – Feminismo e literatura
Márcia Tiburi

Márcia Tiburi é uma autora com quem a Sens public mantém uma relação especial. Artista e escritora politicamente engajada, escreveu e ilustrou o manifesto Brasil, Primeiro de Abril, que foi publicado na Sens public e também no Coletivo Brasil. As pinturas presentes no manifesto reaparecem no vídeo “Primeiro de Abril – piada pronta”, produzido por Junia Barreto e uma realização da Sens public em parceria com a Cult. O vídeo, disponível em português e traduzido para o francês, foi posteriormente compartilhado em diferentes portais, como o brasileiro Brasil 247 e o francês Mediapart.

Filósofa, Márcia Tiburi propõe uma análise de leitura do Brasil no o texto O ridículo político, análise de uma mutação estético-política. O ridículo político permite analisarmos a passagem das democracias contemporâneas ao fascismo, ele, do ponto de vista político-estético, é o operador do giro autoritário que se apresenta e que seduz as massas na atual fase do capitalismo mundial. E, em sua mais recente contribuição à Sens public, Márcia concede uma entrevista ao Coletivo Brasil.

A entrevista será publicada dividida em três partes. A primeira, que publicamos hoje, é intitulada “Feminismo e Literatura”. Nela, trata de sua contribuição na luta feminista, inclusive na organização do Levante Feminista contra o Feminicídio, que completa três anos, e de seu mais novo romance, Com os sapatos aniquilados Helena avança na neve, onde desvela seu desejo de desestabilizar o circuito da violência através da ficção. A segunda parte da entrevista versa sobre “Filosofia e Política”, enquanto a terceira aborda o tema das “Artes plásticas”.

Sob os meus pés, meu corpo inteiro, 2021. Acrílico, bordado e costura sobre tela. Autora: Márcia Tiburi

***

Deixe um comentário

Required fields are marked *.