QUEM SOMOS

Projetado como resposta ao obscurantismo político e à cultura da desinformação virtual, o blog Coletivo Brasil é integrante do arquipélago da Revista eletrônica Internacional Sens Public e coloca-se como um lugar de construção coletiva do conhecimento.

Estimulando uma visão crítica e dinâmica com foco nas temáticas sociopolíticas e culturais no Brasil, a produção editorial do Coletivo Brasil tem como visão amplificar as vozes que reivindicam transformação social e atuação democrática.

Os animadores desse Blog se reunem para dar maior visibilidade às sensibilidades minoritárias e se distinguem pela variedade de seu campo de competência. Nosso grupo editorial cultiva tanto as artes visuais como a filosofia da Antiguidade, a literatura e o pensamento crítico e político.

Comitê Editorial

Gérard Wormser

Filósofo, doutor em filosofia, fundador, diretor e editor da Revista Eletrônica Internacional, editora e associação Sens Public, com sede na França. No Brasil, é membro fundador do blog e da revista eletrônica Coletivo Brasil.

Junia Barreto

Doutora em Literatura Comparada (UFMG) e em Littérature et civilisation françaises (Sorbonne Nouvelle), é pesquisadora no campo da intersecção entre a Literatura e as Artes, sobretudo o cinema (UnB). Fundadora da Revista XIX – Artes e Técnicas em transformação. Dirige o Núcleo de Pesquisa e Realizações TELAA – Telas Eletrônicas, Literatura & Artes Audiovisuais. É também Psicóloga Clínica e diretora executiva da associação Sens Public.

Fernanda Paixão

Atualmente, é doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília e em Artes e Mídias na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Integra o grupo de pesquisas TELAA. Como servidora do judiciário, coordenou diversas pesquisas sobre o funcionamento do sistema de justiça no Brasil. É secretária da associação Sens Public.

Luiz Capelo

Graduado em Literatura Francesa pela Universidade de Brasília e Mestre em Literatura pela mesma instituição. Tem pós- graduação em Língua Portuguesa e Revisão de Textos pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente, é doutorando na Universidade de Montréal, onde pesquisa a Antologia Palatina e o humanismo digital. É também editor assistente da revista Sens Public.

Clara Cerqueira

Graduada em Letras Vernáculas (Português e Inglês) pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Traduction Littéraire et Édition Critique pela Universidade Lumière Lyon 2, França. Cronista colaboradora do Jornal A Tarde e tradutora da Revista Sens Public..

Proposta Editorial

O blog Coletivo Brasil propõe trabalhar com a polifonia brasileira e suas conexões mundiais. Nosso objetivo é reunir contribuições singulares que chamem a atenção e que permitam a apropriação pelos leitores dos temas tratados.

Associando a clareza conceitual à expressão provocativa, os princípios editoriais do Coletivo Brasil abrem para confrontações com as representações dominantes da sociedade brasileira.

Com a colaboração de coletivos engajados, autores independentes e intelectuais estimulantes, o Coletivo Brasil destaca-se por apresentar um espaço especialmente dedicado ao debate de ideias, à circulação de conhecimentos de interesse público e às contribuições artisticas.

Publicamos artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, testemunhos e criações artísticas de autores que se destaquem pela originalidade, criatividade e reivindicações que contemplem aspectos variados da vida brasileira. Nosso Coletivo atenta particularmente para os aspectos gráficos e imagéticos na publicação digital.

Contato

E-mail: coletivobrasil.sp@gmail.com